quinta-feira, 9 de junho de 2011

"QUANDO OS VENTOS DA MUDANÇA SOPRAM..."

“Algumas coisas eu planejei, o resto foi destino mesmo”, eu que falei isto.
Quando a gente quer acostumar numa situação de conforto, os astros desalinham e, você sente os ventos da mudança. Intrigante, parecia que, de novo, se organizava uma composição para continuar um bom tempo assim.

Aí, num vacilo, altera um projeto, alguém fala “de uns estudos” e lá se vão os planos. Não tememos a mudança, só que conhecemos o preço e, também, as vantagens. Vai em nosso sentimento a necessidade de um recomeçar, tudo terá de ser feito. Quando saímos a regra era que o certo era vir, agora o certo é partir, é assim.

Tudo começou num almoço de novembro 1999, eu falei, vagou Itajaí, e nunca mais sossegamos. Aqui mesmo eu falava, tá corrida a lebre, estou pronto para ir embora. De repente você tem esta sensação. Primeiro a gente pensa, depois o destino faz as coisas acontecerem conforme você desejou. Forças cósmicas se arranjam e tudo vai no sentido da realização das mudanças.

O exército nos parou perto do Rudinick, era uma pesquisa, quantas vezes viaja, cada quinze dias, como? Carro, avião e ônibus, tem sido assim nos últimos quatro anos, seguimos com a mente vagando, vai mudar.

Bem que eu falei muitas vezes, meu tempo aqui vai ser quatro anos, pois olha vai dar cravado.

Neste fim de semana deu para ver que os ventos da mudança sopram para outras pessoas, também. Havia uma sensação, alguma coisa no ar, mistura de esperança e melancolia, mas que havia ventos era certo. Iniciaram na madrugada, em rajadas que faziam a porta bater na pousada. Fui ver, sei quando está ventando. Uma ansiedade pairou, ninguém relaxou preguiçosamente na manhã de domingo como era comum. De repente todos partiram em busca de sinais do destino.

Distante dos fatos, mas não da energia, veio interrogação, que silêncio é este, é que passarinho na muda não canta, barriguinha sabe. Tem mudança por aí.

Selso

Um comentário:

Paulo Dalmaso disse...

Uma colmeia quando esta por enxamear começa com um mrmurio e vai crescendo ate que todas estão no ar dai elas partem, quem esta perto não vê para onde foram mas sabemos que em algum lugar elas param se reorganizam e partem para um novo começo...