sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dinheiro traz felicidade


Você planta arroz, não é mesmo.



Agora, pode confessar, sentia inveja do noticiário mostrando como os preços da soja, milho, boi gordo, leite e outros produtos cresciam animadoramente. Não é feio sentir inveja, é uma espécie de elogio, a gente quer ser igual aos que estão ganhando dinheiro, é natural, é válido dizer que ganhar dinheiro nos deixa felizes.

Olhando este gráfico podemos entender sua angústia, em janeiro 2.004 iniciou aquela atração fatal baixista até o nível sufocante de meados de 2.006. Atingido o piso começou um movimento de recuperação, passos vacilantes ainda. Analistas surpresos viram que iniciou a colheita e os preços se sustentaram, era a primeira vez em cinco anos. O cenário havia mudado, as cotações continuaram uma tendência de alta em plena safra.


De repente, notícias muito estranhas, o Uruguay comprando arroz no Rio Grande do Sul, tinha clientes externos e faltava produto. Que coisa, o mesmo acontecia com a Argentina, estima-se que estes países vão exportar bem menos do que a média histórica para o Brasil. Agora veio a explicação, o mercado externo está com baixos estoques e o preço subiu 75% nos últimos meses.


Mas e aquela demonstração de que o consumo arroz estava diminuindo no mundo inteiro, o Brasil era o único país não asiático a consumir arroz neste nível. Diziam que à medida que a sociedade fica mais rica consome outros produtos como macarrão, pão, nhoque, foie gras, bacalhau norueguês, sei lá o que mais.
Nestas últimas semanas surgiu um culpado, foram os biocombustíveis, pode isto, lideranças ufanistas com o biodiesel, agora, sem graça, explicam coisas sem sentido.


Retornando ao assunto daquele ciuminho chegou a vez dos outros sentirem uma dor profunda, a turma do arroz, vai bombar.

Repare neste gráfico, é dólar, amigo, não é de sentir um ciúme sincero, intenso, pois é. “Vejas as coisas como são”(Noel Guarani), também depois de anos penando.

Se o consumo de automóveis já estava uma coisa, agora o de camionetes vai partir para o puro mercado negro, GPS, bússula, e outras bobagens serão obrigatórios. Bom vai ser para os entregadores de Gás nos bairros, o que vai sobrar de velhas "amigas" à diesel.
É.. Outra coisa, já pode retornar aquela roda de chimarrão nas casas de insumos e revenda de máquinas na fronteira do Rio Grande Amado, companheiros alegres e barulhentos já poderão ser vistos por ali. Faceiros contarão como colheram, milhares de sacas, aliás, o IRGA, informa no site que Dom Pedrito tem 7,5 t\ha, passou o Vale do Itajaí, luz amarela para eles, viviam se achando, ainda falta um pouco Rio do Sul tem 10 t\ha.

De novo, na semana de Expointer, nem pense em ligar para eles, camionete nova, chimarrão/térmica inóx, boné (marca de trator moderno) estarão zanzando pelo parque. Cansados do êxtase das máquinas, GPS nelas também, voltarão para seus veículos que estarão cobertos por "santinhos" de hotéis, churrascarias, dancing, shows, promoters e tudo mais da capital.
O gráfico dos preços mostra altos e baixos, eles não tão nem aí, aproveitam o hoje que é bom, o passado passou e o futuro não se sabe.

Esperemos a manchete “Récord na venda de máquinas” ahahahahahah.

3 comentários:

Anônimo disse...

OOps, dormi no ponto e qd fui ver jah tinham dois posts novos...
tava comentando com a ju, parece q dah de te ouvir falando paps, o seu texto eh muito sua cara.
adorei os dois ultimos. o do arroz tah otimo! estamos no aguardo da tal manchete... se eu vir antes te mando... hauahauahauahua
e adorei tb a descricao dos tubos: "estação em forma de salsicha"! me acabei rindo dessa.
um beijao

Anônimo disse...

Querido Selso,

estava conversando com meu irmão, que anda empolgadíssimo escrevendo uns contos. Diz que os amigos dele estão adorando os textos. São as primeiras aventuras literárias dele, então to dando o maior apoio. Aí resolvi sugerir pra ele de fazer um blog e tal. Pra mostrar um exemplo de blog bem bacana mandei seu endereço (não sei se sabes que sou admiradora dos seus escritos e que ando lendo seu blog).

Aí o Luiz passou aqui no Conversas em Geral e só me respondeu o seguinte no msn, vou copiar aqui alguns dos nossos comentários:


ju diz (03:39):
esse eh o blog do pai da re
ele escreve super bem!
fico de cara, adoro o estilo dele

Luiz Carlos diz (03:39):
po
escreve bem
hehehe

ju diz (03:39):
da uma olhada no post leidoboi
ju diz (03:40):
me levou as lagrimas

Luiz Carlos diz (03:40):
eh bem o q eu parei pra ler
hehehe

ju diz (03:40):
entao, le, eh rapidinho e bem gostoso de ler

Luiz Carlos diz (03:43):
porra
humilhou os meus contos


Então é isso, passei aqui pra dizer que tens dois admiradores :)

Um abração e tudo de bom!
Ju.

Anônimo disse...

ae, Gauchão!! Conquistando leitores, hein? Quem diria que sua vontade de escrever resultaria em textos que, uma vez na internet, cairiam no gosto de quem os lê!!!... Acho que nem nas suas mais animadas previsões, vc contava com esse retorno...Bem, não posso deixar de dizer que tbém gosto muito do seu estilo e sempre fico esperando a próxima crônica.Parabéns!!
Um bjo Florzinha