terça-feira, 17 de junho de 2008

IMAGEM PERCEBIDA

Velha barbearia na Boca Maldita, um rodado companheiro dá uma retocada no cabelo. O que vai ser, máquina dois nos lados e uma ajeitada manual no resto, nem pensar em cortes modernosos.
Rola um conversê alegre, bobagens em geral, aquilo que se fala, para todos, frio, futebol. Entra e sai de gente, aqueles clientes que se acham, corto aqui ha vinte anos, dizem, essas coisas. Os barbeiros se gabando, também, contam fofocas de gente famosa, ou daqueles famosos da paróquia, casos e mais casos. Para conhecer um lugar, fique por ali esperando sua vez, em meia hora saberá de muitas coisas, iniciar conversa é muito simples. Manifeste surpresa com qualquer coisa da rua, a razão do apelido Boca Maldita, por exemplo, diga que ficou curioso, umas pessoas estavam falando. Pronto meu amigo, você passará o dia contente, cada um, dono de cadeira, correrá para contar a “sua história”. Enquanto um fala, tem uma fila de outros esperando para mostrar outra versão e ficarão discutindo horas e horas. O amigo entendeu, manifeste surpresa, curiosidade, é arriscado achar graça, criticar, você pode sofrer a pena máxima do lugar que é o silêncio, nada mais cruel.


Utilize esta prática para conversar com os motoristas de taxi, eu tava um dia destes no Tamboré em Sampa, precisava agüentar um táxi mais de quarenta minutos até Congonhas, não tive dúvidas, uma conversa mole passa o tempo, perguntei por uma ponte cheia de cabos pendurados que tinha visto na TV. Daí em diante foi um tal de abobrinhas, a respeito da corrupção da obra, o resultado, fiquei sabendo onde caiu a estação do metro e tudo mais. Quando vi tava chegando.
Voltando ao cabelo finalizando, o serviço, solicito um aproach, nas sobrancelhas, ouvidos, nariz, impressionante, precisa, sua aparência se arruína em poucas semanas. Começo a entender o porquê das mulheres gastarem metade de sua existência cuidando de si mesmas.


De repente, chocante, a imagem que o barbeiro mostra, de como o corte ficou na parte de traz da cabeça, é, se podemos assim nos expressar, totalmente desaprovada. Não me refiro ao trabalho esmerado do profissional, mas a imagem no espelho, realidade brutal, causa estragos no amor próprio do mais fleumático companheiro.


Quase não acredito, pareço assim, melhor sou assim, quero dizer fiquei desta forma.


Me ocorre uma expressão que escuto nos famosos cursos de desenvolvimento, é a conhecida “Imagem percebida”. Funciona assim, não importa o que você pensa sobre a empresa, o importante é como a firma é percebida pelas pessoas.


Eu tinha uma Imagem percebida melhor de mim mesmo, me ocorre pensar é assim que as pessoas me vêem, será que eles têm a mesma percepção.


Vou gastar mais tempo cuidando de mim mesmo, se as mulheres podem.

Nenhum comentário: