segunda-feira, 24 de março de 2008

Barriguinhas



Morador serrano, todos os anos, corria para a praia. Seguia pela Costeira de Pirajubaé num trânsito lento, ia passando pelo Campeche, Morro das Pedras e Armação.

Naquele calor, ficou a lembrança de vários moradores andando de bicicleta, sem camisa, carregando(equilibrando graciosamente seria o termo, porque uma das mãos conduzia a bicicleta e a outra segurava a gaiola), igual troféu precioso, uma gaiola com passarinho. Eu via que era um pássaro pequeno. Uma habilidade inata daquele povo, que se movimentava assim no meio da fila de carros, passava os sinais, lombadas, subia em calçadas, em meio a risadas e gritos de saudação aos amigos. Eram os malabares daquele tempo. Suprema elegância era atingida quando a gaiola ia na mão espalmada, igual um garçon carrega uma bandeja de bebidas.

Chegava, então, no local de veraneio. Depois daquela competição extenuante que é ir às sonhadas areias escaldantes com duas crianças pequenas, por fim um soninho depois do almoço. Boba ilusão, pássaros cantam em trinados e “dobram” sem parar. Entendemos o porque daquela cena recorrente. Em cada habitação pode ter dois até quatro pássaros em gaiolas, raros os casos de um pássaro só. Obrigatório mesmo é o curió, ele canta sem parar(aprende com os pares e evolui), o segundo na lista o coleirinha é bem bonitinho(mas muito repetitivo, “não dobra”). Rematando tem os canários belgas, simpáticos, aprendem também. Veja, casas próximas, cessa o movimento, forma-se uma seqüência, o canário belga canta sem parar, o curío faz incursões médias e o coleira breves “atuações”. Em pouco tempo vc tem ímpetos de convocar as autoridades, fica pensando, será que não existe uma lei. Mas depois, enfim, se acalma é a cultura do lugar.

Bem mais tarde ficamos sabendo, tem competição de curiós, um bom vale mais que um cavalo treinado, só para comparar com o torneio de laço.É assim.

Um comentário:

Anônimo disse...

faltou a foto do manezinho com o curio, mas a q ficou tah boa igual...
achei q a proxima cronica ia ser sobre formaturas e bailes com a familia... com certeza vc tem algumas coisas a dizer sobre isso hahahaha
no mais, achei bom o texto paps, minha unica sugestao eh q vc comece a aumentá-los... sempre fico com a impressao de q tem mais de onde saiu isso... ;)
beijao